domingo, 14 de junho de 2015

O pão da semana - Pão integral caseiro!

Olá a todos!

Essa semana fiz novamente um pãozinho integral para ajudar a não cair na tentação do pão de trigo, como dizemos aqui em Floripa, ou o famoso pão francês.

A nutri recomendou que o glúten fosse diminuído, mas sinceramente, isso é muito difícil de ser feito e, como não sou celíaca e já consegui eliminar 20 quilos com glúten, vou continuar com ele.

É bem simples de fazer o pão! Desta vez, a receita que segui foi esta:

03 xic de trigo branco;
03 xic de trigo integral;
01 xic de grãos diferentes que você tenha em casa. Desta vez, eu tinha apenas um pouco de chia e gergelim. Deu um xícara que bati metade no liquidificador, e metade coloquei inteiro mesmo;
1/2 Colher de sobremesa de sal, ou como preferir;
1/2 xíc de manteiga - eu dou uma derretida nela antes para misturar bem.
03 xic de água fervente
02 sachês de fermento seco
02 Colheres de sopa de açúcar mascavo

COMO EU FIZ:

Em um recipiente menor, misturo o fermento, o açúcar e duas colheres de trigo branco. Depois deles misturados, coloco um pouco da água quente para ir ativando o fermento e deixo esperando enquanto vou misturando os ingredientes do pão num recipiente maior.

No recipiente maior, misturo todos os ingredientes secos e, aos poucos vou colocando a água quente e a manteiga mais já derretida (gosto de pegar um pouco desta água quente e misturar com a manteiga para ir derretendo antes da mistura). Junto o fermento que estava esperando e amasso bem.

Se perceberem a massa muito pegajosa, pode ir adicionando trigo integral ou branco, o que você preferir, para dar o ponto. Já teve vezes em que a massa ficou bem grudenta, mas, no final, o pão saiu bem bom! Nesta vez em especial, o pão não ficou grudento.

Eu amassei na mesa por mais uns 5 minutos e separei em duas formas pequenas. Há aquelas formas de pão caseiro grandes, que eu utilizava, mas como o pão é "meio integral", ele não cresce tanto, ainda mais no inverno aqui da região sul. Então compramos uma forma menor - que eu não anotei o tamanho, mas coloquei uma caneta para vocês terem uma noção de como é!

Untei as formas com manteiga e coloquei o pão nelas para crescer. O clima frio não ajuda muito, então o que eu faço é pegar uma forma de bolo retangular que caibam as duas formas de pão juntas e coloco água fervendo dentro da forma retangular e tampo tudo (até a forma retangular, para não perder tanto o calor) com um plástico - recorto aqueles de rolo e abro eles para colocar em cima). Deixo crescendo 40 minutos e pré-aqueço o forno em fogo alto (250 graus, no forno que uso) quando já passou da metade do tempo de crescimento.

Colocando o pão no forno, diminuo a temperatura para 200 graus e deixo uns 05 minutos. Depois, mantenho a temperatura, mas diminuo a parte superior - o forno que uso mais é antigo e tem máx, méd, e mín para a temperatura que se está usando, mas tenho outro forno que só liga ou desliga as partes superior e inferior. Neste último caso, eu desligo a parte superior, se não o pão fica bem pretinho em cima! Depois de mais 10 ou 15 minutos, eu diminuo a parte inferior para médio - no caso dos fornos que não têm esta opção, eu diminuo a temperatura a uns 180 graus. A soma do tempo já está em 15-20 minutos! Depois disso vou cuidando até fecharem 45 a 50 minutos de forno e está pronto!

Sempre tem dado certo comigo! Às vezes cresce um pouco mais, outras um pouco menos, mas sempre fica bom! 








Boa semana!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Assim que puder, darei uma passadinha no seu blog também! :D