quinta-feira, 25 de junho de 2015

Opinião sobre o aplicativo de corrida Endomondo.

Olá a todos!

Já comentei no face que utilizo um aplicativo de corrida para me auxiliar nos treinos e algumas pessoas me pediram para fazer um post sobre ele. Então vamos lá!

Bom, inicialmente, o aplicativo Endomondo está disponível para as plataformas Android, iOS, Windows Phone e Blackberry, segundo o site da própria empresaa.


Como achei o Endomondo? 

Como não tenho condições de pagar uma assessoria esportiva de corrida de rua, sempre baseei meus treinos nos oferecidos pela revista Runner's World e sempre deu certo. Aliás, emagreci seguindo os treinos da revista.
Eu tinha, até abril deste ano, um iphone 4S, que Deus o tenha, tadinho... foi atropelado... Nele eu usava o aplicativo Runmeter, a versão paga de 4,99 dolares. Eu não sei se isso era pago por ano, pois não tinha chegado a dar um ano que eu tinha ele... enfim, INFELIZMENTE, não tem para Android. Fui, então procurar um aplicativo que satisfizesse minhas necessidades de treino assim como o Runmeter fazia.

O que eu procurava em um aplicativo de treino de corrida?

O principal, para mim, é que o aplicativo ofereça a possibilidade de eu inserir meus treinos INTERVALADOS...  e que o app falasse para mim a hora de mudar de ritmo. Gente, foi muito difícil encontrar um outro assim (o Runmeter tinha :_( ).  No app anterior, eu me baseava nos treinos da revista e inseria ali. Ele oferecia treinos predefinidos, mas eu preferia usar o da revista mesmo. No Endomondo, descobri que ele poderia fazer um plano de treinamento baseado nos meus tempos anteriores. Ok, ele deve ter alguns treinos predefinidos, mas dá a sensação de que é mais pessoal o treino que ele te oferece. 

Primeiro problema encontrado: Só poderia colocar meus treinos intervalados ou acessar um pessoal feito pelo app se migrasse para a conta premium ($). Para isso, você poderia comprar o app, mas teria os primeiros trinta dias grátis para teste. Caso não gostasse, a compra não seria efetivada. Foi o que eu fiz. Paguei 29,90 dólares pela assinatura anual... doeu no bolso, mas... não quero nem pensar, já foi!

Vou falar agora das características gerais do app, baseada na assinatura Premium, já que não tenho acesso ao modo básico para dizer o que tem e o que não tem.

Tela inicial



Aqui é onde o treino acontece. Você pode escolher as informações que quer visualizar na tela, apesar de que eu, quando corro, não fico olhando... só no final mesmo. Você pode escolher visualizar calorias queimadas, distância total, batimentos cardíacos (quando tiver um aparelho compatível para usar), ritmo, tempo total, objetivo e vários outros quesitos. Bem legal! Aqui você escolhe também o tipo de esporte que está praticando, No endomondo tem váááários esportes, tipo dnaça, esqui, musculação, ioga, badminton, windsurf, esgrima... vários!
Você também pode colocar uma contagem regressiva, como eu coloquei o '30' ali, abaixo do 'play'.É útil apra quando você estiver guardando o celular enquanto se preparar para começar o treino.

Configurações



Clicando nos três pontinhos na lateral superior direita, você entra nas opções: - configurações de áudio; - configurações; - Tutorial; e - sair.

Configurações de áudio
Nesta opção você pode optar por ouvir incentivos de amigos; feedback  do app; definir volume da música quando você recebe o feedback (se ela para ou diminui); definir idioma com que o treinador fala com você; definir a frequência com que você recebe o feedback; escolher o que você quer ouvir no feedback, por exemplo: quero saber meu tempo, meu ritmo e quantas calorias já queimei (para quem gosta de se basear em calorias...).  Você também pode optar por ouvir quando o sinal do GPS foi perdido, o que é muito útil durante os treinos!

Configurações
Nesta opção você tem acesso a configurações de conta, de treino, de privacidade (como você pode compartilhar nas redes sociais), de GPS. Pode ver aqui os acessórios ligados ao seu app, como relógios e frequencímetros, além de outras opções.

Tutorial
Este é interessante para os iniciantes. Vai mostrar o que o app pode fazer para te ajudar nos treinos! Vale a pena dar uma olhada!

Tela do seu perfil



Aqui você terá acesso à sua tela de exercícios; amigos; histórico; plano de treinamento; compromissos; desafios; e rotas

A tela de exercícios é a tela principal que já mostrei;

Amigos- aqui você pode ver seus amigos do Facebook que também possuem o aplicativo e optar por publicar suas informações ou não, assim como ver as informações de treino deles.

Histórico- Parte muito importante, onde você tem acesso a todos os treinos realizados. Tem o histórico com datas e você pode acessar as estatísticas, escolhendo quais informações você quer ver dentro delas. Muito útil para saber sua evolução... ou não... hehehe

      

Plano de treinamento- Inicialmente, se você não configurou um plano ainda, ele vai fazer algumas perguntas como seu ritmo médio; último tempo e distância de corrida; seu objetivo - se quer correr mais rápido ou mais longe; quantos dias na semana pode treinar. E com estas informações definirá um plano de treinamento para você. Depois de criado o plano, você ainda pode editá-lo, caso perceba que não poderá correr os dias que previu.  Mas atenção, você pode ter apenas um plano por vez... isso não achei muito interessante... 

  


Compromissos - Aqui você pode firmar compromissos consigo mesmo, estabelecendo metas, como distâncias, calorias queimadas, tempo atingido... e também pode escolher o esporte para este objetivo.



Desafios - nesta opção você pode criar seus próprios desafios ou aceitar participar de desafios lançados pelo app. Às vezes tem desafios com sorteios, parece interessante...ainda não ganhei nada, mas não custa participar!

Rotas - não uso esta opção, mas pelo que vi serve para você salvar suas rotas preferidas e pode ver rotas salvas por outros usuários.


Já teve duas vezes que tive problema com o app... fui correr e duas vezes selecionando o treino do dia em questão, mas, durante o treino, percebi que ele estava fazendo o treino como um treino livre, apenas me avisando quando dava um quil^metro a mais... achei bem ruim, ainda mais pelo preço que paguei. Mas depois da segunda vez que isso aconteceu, agora fico mais ligada no que aparece na tela de treino quando estou indo correr. Quando seleciono o treino do dia, já aprecem as configurações dele na tela, aí, até agora, tudo ok. 

Bom, acho que dá para ter uma ideia do que o Endomondo faz. Espero que tenha sido útil para alguém, pois quando eu procurava por postagens sobre aplicativos com treino intervalado era bem difícil de achar... mais mesmo em sites em inglês. Se tiver alguma dúvida, pergunte nos comentários.

:)

7 comentários:

  1. Oi, lindeza! Vim retribuir a visita e tive uma grata surpresa. Amo endomondo e não sabia como era a versão paga, porque sempre utilizei a free e já achava bom... :-)

    Já favoritei seu blog na minha aba de blogs favoritos e de vez em quando apareço, tá? Um beijo procê e boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada e boa semana para você também Cíntia!

    ResponderExcluir
  3. Oi Thaís, obrigada pela visitinha! E parabéns por tudo o que tem conquistado. Abre a opção de seguidores pra seu blog =)
    Beijão!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi seu comentário para participar do projeto! Está super convocaaaaada, se desse para postar hoje só o relatório mesmo eu botava você esta semana. Mas com as fotos é mais legal!!! Beijão! Prazer te conhecer! =)

      Excluir
  4. Muito legal o aplicativo! Eu não tenho smartphone, acredita. Uso só o monitor cardíaco! Mas parece muito legal!

    ResponderExcluir
  5. não dá para fazer o pagamento através de multibanco?

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Assim que puder, darei uma passadinha no seu blog também! :D